Publicações do site incluem textos, fotos, vídeos e um canal no YouTube com entrevistas de artistas que fizeram parte da história do teatro.
O acervo do Teatro Ferreira Gullar, que há três décadas é referência em arte e cultura na cidade de Imperatriz, agora pode ser visitado por meio de um site criado pela Associação Artística da cidade.
O site, que tem uma navegabilidade simples, ganhou o nome de Memória Assarti. As publicações incluem textos, fotos, vídeos e um canal no YouTube com entrevistas de artistas que fizeram parte da história do teatro.
A catalogação dos arquivos foi feita por acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como forma de facilitar o acesso e a pesquisa ao acervo histórico do Ferreira Gullar.
“É um acervo de documentos e matérias jornalísticas que foram todas digitalizadas. São cerca de 50 horas de registros audiovisuais históricos da cidade e esse material todo agora está disponível para que acadêmicos e pessoas interessadas possam pesquisar e acessar”, afirma Antônio Fabrício, membro do projeto.
Para Gilberto Freire, diretor do teatro, a iniciativa permite que a história construída no teatro seja contada pelos próprios artistas que fizeram parte dela.
“É um projeto que é de todos os artistas da cidade, que essa memória e história construída durante tanto tempo seja contada por aqueles que a fizeram. Eu acho que o grande valor do projeto é esse. Todos esses depoimentos e registros servirão para pesquisas posteriores e, ao mesmo tempo, cada um vai contar a sua versão e parte de sua vida que foi devotada para a cultura artística de Imperatriz”, ressalta Gilberto.
As fotos e vídeos do site mostram momentos importantes dessa memória, como a luta pela construção do espaço, feiras de artes e a Semana Imperatrizense de Teatro. Esse legado, que agora está eternizado, pode servir como fonte de pesquisa e inspiração para as próximas gerações.
Reprodução G1 MA